terça-feira, 12 de outubro de 2010

Reflexões sobre o texto de José Manuel Moran "Desafios da Internet para o professor"

Segundo Moran, não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas podem facilitar como nunca a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos, além do que pode ajudar o professor a preparar melhor a aula, a ampliar as formas de lecionar.
Em minha opinião a Internet pode se tornar uma importante ferramenta para o professor, na medida em que ajuda a diversificar a aula e estar atualizado sempre e com notícias recentes. É uma forma interessante de trabalhar assuntos que estão em destaque no mundo e na atualidade, de investigar sobre novas culturas, organizações governamentais e religiosas.
O professor pode iniciar sua aula com assuntos importantes, sensibilizando-os a pesquisar mais tarde e para os que tem acesso a Internet em casa que procurem saber mais sobre o assunto, estimulando-os assim a procurar sites educativos que possam somar mais a seu aprendizado.
A Internet é ótima para professores inquietos, atentos a novidades. Mas pode se tornar um tormento para o que se acostumou a dar aula sempre da mesma forma. Esse provavelmente a achará muito complicada. Por isso, acho que devemos estar sempre abertos a essa tecnologia, que de uma vez por todas estará cada vez mais presente em nossa vida e nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário